quinta-feira, 2 de junho de 2011

PARTILHA DA REALIZAÇÃO DO PROJETO: "COMO É BOM BRINCAR"

O PRESENTE TEXTO FOI REALIZADO PARA CONCLUIR A TAREFA 2 DA DISCIPLINA: Vivenciando o desenvolvimento de projeto

            Para a realização desta, utilizarei como exemplo as mídias e gênero envolvidos no projeto relatado na tarefa 1: “Como é bom brincar”.
            O projeto contempla a elaboração de vídeo, contendo entrevistas realizadas pelos alunos e brincadeiras desenvolvidas pelos entrevistados juntamente com os alunos. O propósito desta comunicação se baseia na importante interação e respeito dos alunos para com os membros da comunidade, em especial os mais velhos. Aos convidar os avós e pais para participarem deste projeto estávamos garantindo uma importante interação com o meio escolar de forma informal, sem muitas regras, porém proporcionando um momento agradável de integração e liberdade entre os adultos e as crianças.   
            Durante a realização das entrevistas, foi possível notar a diferença de aluno para aluno, houve aqueles que souberam elaborar perguntas claras e objetivas, proporcionando um momento de conhecimento e de partilha, onde os convidados relataram quais eram suas brincadeiras preferidas e ensinaram aos alunos como brincar.
            Em contra partida outros alunos ficaram inibidos, com dificuldades de expressar o que gostariam de saber, mas a turma estava muito participativa, ao notar a dificuldade do colega chegavam perto e ajudavam nas perguntas.
            Mesmo sendo alunos pequenos a linguagem verbal faz parte do seu universo de domínio, para uns mais para outros menos, mas durante a realização das atividades notei que muitos se destacaram, surpreendendo os próprios adultos convidados para serem entrevistados.
            Para o registro do projeto escolhemos utilizar a filmagem e logo após a formatação de um vídeo registrando em audiovisual a interação síncrona, ou seja, o tempo e espaço partilhado durante as entrevistas e brincadeiras, o projeto foi marcado pela linguagem verbal expressa nas entrevistas, mas também pela não verbal através das brincadeiras realizadas.    
            Para finalizar a realização do projeto marcamos um dia onde convidamos todos os envolvidos para estarem na escola. Utilizando o data show, passamos o vídeo montado, foi muito interessante a reação das pessoas, mesmo sabendo que no dia estavam sendo filmadas, quando se viram naquela tela grande ficaram surpreendidas, algumas com vergonha, mas a maioria feliz de fazer parte de uma situação de ensino aprendizagem. As crianças não cabem nem comentário do quanto estavam maravilhadas de ver o fruto do trabalho realizado por elas.
            Concluímos nosso dia de visita, realizando mais uma vez algumas brincadeiras aprendidas.  






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página