quinta-feira, 26 de maio de 2011

Educar por imagens

IMAGENS SELECIONADAS PARA A REALIZAÇÃO DA TAREFA

Imagem estética: Monalisa


Imagem simbólica: Coração flechado


Imagem epistêmica: Cartão Postal de Maragogi /Al

De acordo com o que aprendemos a imagem pode ter três funções sendo elas: simbólica, estética ou epistêmica. Nas imagens selecionadas temos primeiramente a pintura da Monalisa, demonstrando a função estética, onde a intenção é agradar seu espectador, oferecendo sensações especificas, estabelecendo uma relação dos homens com o mundo, na maioria das vezes relacionadas ao campo da beleza e do encantamento, as imagens estão ligadas à emoção e a padrões culturais de belo e artístico.
Já na segunda imagem temos um coração flechado demonstrando a função simbólica, onde as imagens são utilizadas como símbolos, orientando-se para significados sobrepostos á própria realidade.
Na terceira imagem temos um cartão postal da cidade de Maragogi, demonstrando a função epistêmica, onde a imagem traz informações visuais sobre o mundo, a fim de este possa ser conhecido, são usadas com caráter representativo e de suporte ao pensamento e raciocínio.
Ao visualizarmos uma imagem, temos a capacidade de reconhecimento e rememorização, estes são dois conceitos muito próximos, mas que se distinguem pelo fato de um ser mais da ordem do intelecto e o outro ligado a funções sensoriais. Reconhecer é identificar, na imagem, alguma coisa que se conhece do mundo real. Apóia-se em um repertório de formas de objetos e arranjos espaciais, arquivados na memória, e se faz por uma incessante comparação entre o que vemos e o que já vimos. Na rememorização, a imagem veicula, sob forma codificada, um saber sobre o real. Geralmente trata-se de uma estrutura imagética relativamente simples, um esquema, que deve ser mais sintético e mais legível do que aquilo que esquematiza.
Diante do que estudamos percebemos que as três funções da imagem estão representadas nestas imagens apresentadas, cada uma delas se utiliza de um suporte para ser representada, ou apresentada, garantindo ao expectador a oportunidade de uma analise do que está sendo visto.
Perante as explicações e principalmente pelas partilhas do fórum, fica claro a importância de se utilizar as imagens como suporte pedagógico, como recursos para realizar intervenções e assim alcançar resultados significativos. É notável o numero de atividades citadas no fórum envolvendo as imagens, tudo isso serve de incentivo para que possamos elaborar novas aulas utilizando as imagens. 
As imagens fazem parte do nosso cotidiano, em tudo vemos uma imagem, seja no transito através das placas, nas vitrines , mostrando roupas que nos induzem as compras, nos cartazes, cardápios, enfim a todo lugar que olhamos temos uma imagens a ser identificada por nós. Sendo assim precisamos utilizar deste recurso nas salas de aula, proporcionando a aproximação da realidade vivenciada por cada um também no ambiente escolar.  
Concluo afirmando que é possível educar através de imagens, e mais do que ser possível, oferece a oportunidade de uma aprendizagem diferenciada e mais significativa.

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRpO8Om4O__vNd5WwVDf4VBzq8Vs9Po44j_nA2H50rlxEN5vHYabg

Um comentário:

Total de visualizações de página