O PRESENTE TEXTO FOI REALIZADO PARA CONCLUIR A TAREFA 1 DA DISCIPLINA: Vivenciando o desenvolvimento de projeto
A escolha do tema para este projeto vem de encontro como duas realidades a primeira que a ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brincar a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
E a segunda realidade a localização da escola, sedo uma instituição rural, localizada dentro de um assentamento com poucos recursos e famílias muito carentes.
Perante este contexto o projeto vem resgatar brincadeiras que não necessitam de recursos financeiros para sua realização, e mostram que divertir através de cantigas, cordas, bugalhos, pé de lata, perna de pau, pipa, pião entre outras é possível e muito agradável.
O lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
O envolvimento dos alunos nas entrevistas e vivencia das brincadeiras com os adultos, evidenciaram o protagonismo infantil como um recurso pedagógico, que proporcionou o alcance dos objetivos elencados, além de momentos indescritíveis de alegria e aprendizagem tanto dos alunos como da comunidade.
Mesmo sendo crianças muito novas, a realização das entrevistas foi um ponto marcante do projeto, pois tiveram a oportunidade de desenvolver a oralidade e também de adquirir novos conhecimentos sobre como brincar.
Tento em vista os objetivos elencados para o projeto e o projeto político pedagógico da escola, contemplando a importância de envolver a comunidade no processo de ensino aprendizagem, a valorização da cultura, o respeito aos mais velhos e suas experiências como enriquecimento no processo de aprendizagem, percebemos que foi possível alcançar os objetivos, pois os alunos se envolveram na realização do projeto, sendo privilegiados com um rico repertório de brincadeiras antigas, porém muito divertidas e propicias ao ambiente escolar.
Outra etapa que chamou muito atenção e provocou um grande interesse dos alunos, foi visualizar a edição do vídeo realizada pela professora de informática da escola, mesmo não atuando diretamente puderam conhecer este processo e contemplaram o resultado final ao assistirem o vídeo.
A conclusão do projeto foi marcada pela presença de todos os envolvidos para assistirem ao vídeo, além de ver os painéis de fotos espalhados pela escola registrando os melhores momentos do nosso projeto.
Ao terminar a exibição do vídeo, foi notável a emoção de adultos e crianças, que contemplaram a aprendizagem significativa de um tema, desenvolvido de uma forma diferenciada e muito agradável.
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