Blog para trocar idéias e compartilhar a arte de educar usando as novas tecnologias na construção do conhecimento...
quinta-feira, 30 de junho de 2011
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
A Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis tem como principal objetivo exibir filmes que traduzem a multiplicidade cultural do Brasil e do mundo. A diversidade é fundamental para o desenvolvimento da consciência e, conseqüentemente, da cidadania. É no contato com as diferenças que nos enxergamos.
As imagens exercem um grande poder na formação das crianças. A qualidade do conteúdo que apresentamos a elas, sejam filmes, programas de TV ou estímulos artísticos ajudam na construção de valores e saberes.
O cinema é uma expressão que incorpora a música, a literatura, as artes cênicas e plásticas, além de outras áreas do conhecimento, como história, geografia, ciência. A sétima arte pode ser um suporte para a formação cultural de um indivíduo mais crítico e consciente.
A Mostra acredita que o cinema que valoriza a cultura (a ‘nossa’ e a do ‘outro’), incentiva a auto-estima, gera curiosidade e, acima de tudo, que diverte as crianças, pode ser a chave para um mundo melhor. Um mundo que aceite as diferenças como parte da riqueza cultural.
Canal para download gratuito de filmes infantis
Em comemoração aos 10 anos da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis está sendo laçado um canal gratuito para download de filmes infantis em um site da internet.
O endereço é www.filmesquevoam.com.br, neste site acesse a opção: Canal Mostra Infantil.
quinta-feira, 2 de junho de 2011
LUDICIDADE, QUAL SUA IMPORTÂNCIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
O PRESENTE TEXTO FOI REALIZADO PARA CONCLUIR A TAREFA 1 DA DISCIPLINA: Vivenciando o desenvolvimento de projeto
A escolha do tema para este projeto vem de encontro como duas realidades a primeira que a ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brincar a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
E a segunda realidade a localização da escola, sedo uma instituição rural, localizada dentro de um assentamento com poucos recursos e famílias muito carentes.
Perante este contexto o projeto vem resgatar brincadeiras que não necessitam de recursos financeiros para sua realização, e mostram que divertir através de cantigas, cordas, bugalhos, pé de lata, perna de pau, pipa, pião entre outras é possível e muito agradável.
O lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, seja ele de qualquer idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
O envolvimento dos alunos nas entrevistas e vivencia das brincadeiras com os adultos, evidenciaram o protagonismo infantil como um recurso pedagógico, que proporcionou o alcance dos objetivos elencados, além de momentos indescritíveis de alegria e aprendizagem tanto dos alunos como da comunidade.
Mesmo sendo crianças muito novas, a realização das entrevistas foi um ponto marcante do projeto, pois tiveram a oportunidade de desenvolver a oralidade e também de adquirir novos conhecimentos sobre como brincar.
Tento em vista os objetivos elencados para o projeto e o projeto político pedagógico da escola, contemplando a importância de envolver a comunidade no processo de ensino aprendizagem, a valorização da cultura, o respeito aos mais velhos e suas experiências como enriquecimento no processo de aprendizagem, percebemos que foi possível alcançar os objetivos, pois os alunos se envolveram na realização do projeto, sendo privilegiados com um rico repertório de brincadeiras antigas, porém muito divertidas e propicias ao ambiente escolar.
Outra etapa que chamou muito atenção e provocou um grande interesse dos alunos, foi visualizar a edição do vídeo realizada pela professora de informática da escola, mesmo não atuando diretamente puderam conhecer este processo e contemplaram o resultado final ao assistirem o vídeo.
A conclusão do projeto foi marcada pela presença de todos os envolvidos para assistirem ao vídeo, além de ver os painéis de fotos espalhados pela escola registrando os melhores momentos do nosso projeto.
Ao terminar a exibição do vídeo, foi notável a emoção de adultos e crianças, que contemplaram a aprendizagem significativa de um tema, desenvolvido de uma forma diferenciada e muito agradável.
PARTILHA DA REALIZAÇÃO DO PROJETO: "COMO É BOM BRINCAR"
O PRESENTE TEXTO FOI REALIZADO PARA CONCLUIR A TAREFA 2 DA DISCIPLINA: Vivenciando o desenvolvimento de projeto
Para a realização desta, utilizarei como exemplo as mídias e gênero envolvidos no projeto relatado na tarefa 1: “Como é bom brincar”.
O projeto contempla a elaboração de vídeo, contendo entrevistas realizadas pelos alunos e brincadeiras desenvolvidas pelos entrevistados juntamente com os alunos. O propósito desta comunicação se baseia na importante interação e respeito dos alunos para com os membros da comunidade, em especial os mais velhos. Aos convidar os avós e pais para participarem deste projeto estávamos garantindo uma importante interação com o meio escolar de forma informal, sem muitas regras, porém proporcionando um momento agradável de integração e liberdade entre os adultos e as crianças.
Durante a realização das entrevistas, foi possível notar a diferença de aluno para aluno, houve aqueles que souberam elaborar perguntas claras e objetivas, proporcionando um momento de conhecimento e de partilha, onde os convidados relataram quais eram suas brincadeiras preferidas e ensinaram aos alunos como brincar.
Em contra partida outros alunos ficaram inibidos, com dificuldades de expressar o que gostariam de saber, mas a turma estava muito participativa, ao notar a dificuldade do colega chegavam perto e ajudavam nas perguntas.
Mesmo sendo alunos pequenos a linguagem verbal faz parte do seu universo de domínio, para uns mais para outros menos, mas durante a realização das atividades notei que muitos se destacaram, surpreendendo os próprios adultos convidados para serem entrevistados.
Para o registro do projeto escolhemos utilizar a filmagem e logo após a formatação de um vídeo registrando em audiovisual a interação síncrona, ou seja, o tempo e espaço partilhado durante as entrevistas e brincadeiras, o projeto foi marcado pela linguagem verbal expressa nas entrevistas, mas também pela não verbal através das brincadeiras realizadas.
Para finalizar a realização do projeto marcamos um dia onde convidamos todos os envolvidos para estarem na escola. Utilizando o data show, passamos o vídeo montado, foi muito interessante a reação das pessoas, mesmo sabendo que no dia estavam sendo filmadas, quando se viram naquela tela grande ficaram surpreendidas, algumas com vergonha, mas a maioria feliz de fazer parte de uma situação de ensino aprendizagem. As crianças não cabem nem comentário do quanto estavam maravilhadas de ver o fruto do trabalho realizado por elas.
Concluímos nosso dia de visita, realizando mais uma vez algumas brincadeiras aprendidas.
Assinar:
Postagens (Atom)