domingo, 15 de abril de 2012

PROJETO: PINTANDO COM TARSILA

EMEB: LEONOR MENDES DE BARROS
PROFESSORA: JACQUELINE M. G. ANTONIETI

Tema: Pintando com Tarsila.
Âmbito de experiência: Conhecimento de Mundo.
Eixo: Artes Visuais.
Duração: 6 meses


JUSTIFICATIVA

     As artes visuais estão presentes no cotidiano da vida infantil. Ao pintar os objetos e até seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das artes visuais para expressar experiências sensíveis.
     É assim que por meio do desenho, a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade, que vão sendo apropriadas pelas leituras simbólicas de outras crianças e adultos.


OBJETIVO DO PROJETO

     Garantir oportunidades para que os alunos sejam capazes de:
·        Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais e ou internacionais) com as quais entre em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura.
·        Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da interferência e da colagem, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.

PRODUTO FINAL

     Exposição das produções e releituras dos alunos na própria escola e divulgação através do blog.


DESENVOLVIMENTO DAS ETAPAS

PRIMEIRA ETAPA

     Em roda de conversa, perguntar aos alunos se já ouviu falar da pintora Tarsila do Amaral, como são suas pinturas?
      Ler o livro que conta sua história e apresentar algumas obras.
      Explorar as formas e cores que a pintora utiliza em suas obras.
      Despertar nos alunos o interesse pela pintura.

SEGUNDA ETAPA

     Em outra roda de conversa, perguntar sobre as cores diferenciando as cores primárias das secundárias.
     Realizar as misturas das primárias para conhecer as secundárias.
     Voltando para as carteiras os alunos realizarão as misturas e uma produção espontânea com as cores formadas.

TERCEIRA ETAPA

     Propor as crianças que façam um desenho cego utilizando as cores primárias.
     Ao som de uma música orquestrada e de olhos fechados, elas farão seus desenhos seguindo o som da música.
     Em seguida pintarão, procurando não misturar as cores.

QUARTA ETAPA

   Depois de realizar o trabalho com as cores primárias, é vez das cores secundárias. Neste trabalho colocaremos as cores primárias no meio da folha de sulfite, dobraremos ao meio espalhando as tintas e conseguimos cores secundárias formando uma figura diferente e bonita que poderá ser completada, por exemplo, colocando olho, boca, etc.
    As crianças se encantam com esta descoberta.

QUINTA ETAPA

    Nesta etapa mostrarei as obras da artista plástica Tarsila do Amaral e escolheremos algumas para realizar releituras. Explicarei o que é uma releitura e mostrarei alguns exemplos.

SEXTA ETAPA
RELEITURA DAS OBRAS

     Todas as obras selecionadas serão trabalhadas articulando os seguintes aspectos:
·        Apreciação
·        Reflexão
·        Fazer artístico

ABAPORU
     As crianças realizarão a apreciação da obra, falando um pouco do que acham da figura. Falarei do significado de Abaporu: nome indígena que significa “que come carne humana”. Comentarei também que Tarsila do Amaral dizia que esta figura poderia ter sido fruto das lembranças das histórias de assombração que as escravas lhes contavam quando pequena.
    
UMA FIGURA ESTRANHA
     Aproveitando o gancho, propor aos alunos que também pintem uma figura estranha. Geralmente ficam animados com a ideia.

A CUCA
·        Usando cola colorida e sulfite, pintar a cuca. Personagem já conhecido por eles no sítio do Pica Pau Amarelo.
·        Quebra cabeça da imagem da pintura.
·        Releitura coletiva utilizando massinha.

A NEGRA
     Desenho com lápis preto e pintura a dedo.

A BONECA
·        Técnica utilizada: pintura a dedo, pincel, recorte e colagem.
·        Interferência com o vestido da boneca.  

O OVO
·    Interferência com o ovo.
·    Releitura utilizando materiais diferentes: giz de cera, pintura a dedo, lápis de cor. 
·   Releitura coletiva utilizando massinha.  

                                                    MANACÁ
·     Releitura utilizando materiais diferentes: giz de cera, pintura a dedo, lápis de cor.  
·     Montagem com recorte e colagem.
·   Releitura coletiva utilizando massinha.

A LUA
·   Releitura utilizando materiais diferentes: giz de cera, pintura a dedo, lápis de cor.  
·   Releitura coletiva utilizando massinha.

AUTORRETRATO
    Releitura do autorretrato de Tarsila do Amaral.

AVALIAÇÃO DO PROJETO

         Será realizada durante todas as etapas e concretizada com o resultado final na exposição dos trabalhos realizados e através da publicação dos mesmos no blog: http://sabernanet.blogspot.com/.


REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA

·        Tarsila do Amaral
Mestres nas Artes do Brasil, Ângela Braga – Lígia Rego. Ed. Moderna.

·        Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil.

·        Uma aventura no mundo de Tarsila.
     Mércia M. Lutão – Neide Duarte. Ed. Do Brasil.









Um comentário:

  1. A arte é instrumento fundamental para o desenvolvimento da pessoa, para o desebrochar da sensibilidade e do senso crítico; assim sendo, merece o lugar que conquistou. Não é espaço livre, aula vaga, matéria dispensável, muito pelo contrário, é disciplina insubstituível, que quer moldar o caráter, que quer abrir os olhos para enxergar o mundo de modo novo. Artístas de todos os tempos foram responsáveis por mudanças importantes em suas realidades, e a arte em nosso meio tem esse potencial. Apresentar a nossos alunos esse mundo cheio de cor, vida e significados é dever nosso como educadores.
    Juliano Batista

    ResponderExcluir

Total de visualizações de página